sexta-feira, 21 de agosto de 2009

AO MESTRE

Dessa vez, abrirei uma exceção ao meu assunto favorito (carros) para falar de outra grande paixão, a música. Hoje, 21/08, há 20 anos, partia para a imensidão cósmica o grande mestre Raul dos Santos Seixas.
Muito já foi dito e escrito a respeito dele, e não serei eu que terei a presunção de acrescentar algo mais àquilo tudo que se tem de informações a respeito de Raul. Biógrafos e fãs clubes já esmiuçaram tudo o que foi possível sobre o grande músico baiano. Suas letras já foram analisadas sob os mais diversos aspectos.
Apenas quero deixar minha homenagem àquele que, na minha modesta opinião, foi o melhor letrista desse país. Sim, Tom Jobim e Vinícius de Moraes faziam musicas com uma métrica mais complexa, com muito mais acordes, letras muito mais próximas da poesia literata. Chico Buarque e Gilberto Gil são muito mais aceitos pelo "estabilishment" e sempre tiveram mais atenção da mídia. No entanto, nenhum deles conseguiu falar tão direto quanto Raul Seixas. Principalmente, nenhum deles teve a coragem de usar um ritmo então "estrangeiro" para transmitir suas mensagens. Enquanto Gil, Caetano e Chico se valiam da velha estrutura já estabelecida, Raul se valeu da força do rock'n'roll para passar suas valiosas mensagens.
Assim sendo, onde quer que esteja - e espero que esteja ao lado de Elvis Presley e John Lennon - , muito obrigado, Raul Seixas! A sociedade alternativa não vingou, o moço do disco voador não passou, Pastor João e sua Igreja Invisível continuam nos atazanando, mas tentamos outra vez!
Valeu!

Um comentário:

Paulo Mopar disse...

Só curtir meu rockzinho antigo aki não tem perigo de assustar ninguem
Let my sing,let my sing,my rock'n'roll ♪♪♪

Toca Raull