sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SEM NOÇÃO II

Estava lendo o ótimo editorial de Fabrício Samahá no sítio Best Cars sobre as exigências que um fabricante estrangeiro tem de se submeter para exportar automóveis para o Brasil, e um dos pontos se refere a uma das manias mais estranhas do povo brasileiro: a mania de carros pretos ou cinza ratazana (aquela bem escura e nojenta que sei do esgoto e fica te encarando). Que não são cores apropriadas ao clima (ou como fala Felipe Massa na propaganda da Bridgestone, "crima") tropical é público e notório, ainda mais quando acompanhados de estofamentos tão escuros quanto. Dizem os "especialistas em mercado" que são cores que "vendem mais fácil".
P@#$%, você vai gastar mais de R$20 mil reais num carro novo - em que pese alguns nem merecerem a classificação como carros - pensando não em você, mas no cara que vai comprar o carro depois???? Fala sério!!! Está certo que as fábricas não ajudam, já que se você quiser comprar alguma coisa diferente do amplo espectro que existe entre o prata e o preto terá de aguardar, no mínimo, dois meses para receber o carro. Desse modo, na pressa de sair andando logo com sua nova aquisição, muita gente acaba comprando o que tem na concessionária mesmo: preto, prata, ou qualquer tom entre eles.

Em São Paulo ainda é um pouco mais complicado, pois algum prefeito após o Jânio - não lembro se a Dona Erunda ou o Brimo Maluf - teve a "brilhante" idéia de adotar o branco como cor oficial dos taxis de São Paulo, ao invés de escolher uma cor que fosse mais identificável, como o amarelo dos taxis do Rio ou o laranja de Curitiba e Porto Alegre. Poderia ter escolhido o preto, a exemplo dos taxis londrinos, e aí a opção de um carro branco não seria "demonizada" no mercado paulistano, o maior do país. Ou seja, aquele meu sonho de um carro com especificação parecida à dos países árabes (branco com estofamento bege claro) pelo jeito vai ficar no sonho mesmo...

De qualquer jeito é bom saber que, ao menos na teoria, se você não tiver pressa de sair com o carro novo, é possível encomendar um carro ao seu jeito. No site da Ford do Brasil, ao consultar as opções de cor para o Ford Fusion, pode-se encontrar um elegante azul escuro, um chique verde escuro e um maravilhoso vermelho escuro perolizado. Aquela grade cromadona, com um carro vermelho perolizado atrás... como diria aquela velha música do Aerosmith, "dream on"... é como diz o ditado, eu queria ser pobre só por um dia, pois ser pobre todo dia enche o saco!!!
Abraços!

Nenhum comentário: